Marketing digital: use as mídias sociais para gerar mais leads que likes!

Marketing Digital: use as mídias sociais para gerar mais leads que likes!

Redes Sociais Para Empresas Não é novidade que as mídias sociais são parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital. Mas, você já reparou que ter um perfil público com muitas curtidas não é o suficiente para gerar negócios? Afinal, mais do que “likes”, toda empresa está nas redes para ganhar autoridade e gerar leads, certo? Se você está reavaliando a gestão das suas páginas e procura formas de transformar o engajamento em dinheiro, é possível que algo esteja errado na condução dos trabalhos.

A seguir, mostraremos qual pode ser esse problema — e como resolvê-lo para aproveitar esses recursos de forma efetiva. Acompanhe!

Estar nas mídias sociais não significa gerar leads

Em algum momento, você deve ter ouvido falar que, para ganhar mercado, era preciso estar no Facebook, no Instagram ou no Linkedin. Por esse motivo, resolveu contratar uma agência para cuidar das suas páginas. Entretanto, apesar dos esforços, você não percebeu um retorno financeiro.

Além disso, a gestão das mídias é hoje o único serviço de marketing digital que você tem, sem que haja um planejamento que envolva outras frentes de atuação. Se esse é o seu caso, entenda que, para gerar leads, ter uma fanpage com curtidas, comentários e compartilhamentos não é o bastante.

Isso porque a obtenção de resultados depende do planejamento e da produção de conteúdos relevantes ao seu público-alvo, que estejam inseridos nos estágios da jornada de compras dos clientes. É verdade que o engajamento dá evidência às suas postagens. Mas se não trouxer leads ou converter em vendas, ele será mal aproveitado pelo seu negócio.

Mídias sociais como ferramentas do marketing digital

Para que as mídias sociais ajudem nas vendas, é necessário que elas sejam vistas como canais de relacionamento e de distribuição de conteúdos, e não o seu único plano. O que queremos dizer com isso?

Que dentro de uma estratégia de marketing digital, as fanpages servem para amplificar ofertas presentes no site da sua empresa, como blogposts, e-books, wenbinars, planilhas e infográficos. Logo, os perfis públicos são instrumentos para gerar tráfego ao seu site e para que as pessoas conheçam os seus produtos e serviços. Por exemplo: quando você faz um post apenas com uma imagem e uma frase motivacional, os usuários poderão ler, curtir e compartilhar.

Mas essa ação não fará com que eles entrem no seu endereço eletrônico, conheçam as suas soluções, se tornem leads e iniciem na jornada de compras. Para que isso ocorra, é preciso que eles descubram as reais necessidades, reconheçam os problemas, considerem as soluções e escolham você em vez da concorrência. Esse passo a passo que descrevemos acima é um resumo de como as redes sociais são usadas pelo inbound marketing, uma metodologia do marketing digital pensada para aquilo que você procura: gerar receitas.

De que forma usar o inbound como estratégia de marketing digital?

Se você ainda não ouviu falar no inbound marketing, saiba que essa é uma das estratégias mais recentes para captar e converter leads pela internet. A grande diferença em relação aos métodos tradicionais é que o objetivo não é se “intrometer” no consumo de notícias e entretenimento por meio de publicidade invasiva e desinteressante, como ocorre no YouTube.

Na verdade, o foco é atrair a atenção do mercado-alvo com informações relevantes para a decisão de compras. Como dissemos, a captação de clientes se dá pela criação de conteúdos disponíveis no seu site. Para cada estágio do funil de vendas haverá uma oferta correspondente, que terá a função de contribuir para que o leitor vire uma oportunidade e avance na jornada de compras.

E onde entram as mídias sociais nisso? Na divulgação dessas ofertas! Sempre que um novo texto, vídeo ou e-book estiver no ar, as fanpages servirão para propagá-los e aumentar os acessos, melhorando o ranqueamento do seu site no Google e, claro, obtendo consumidores e reforçando a imagem de marca. Caso o seu perfil empresarial apresente bons resultados de engajamento, mas não leve os seguidores aos seus conteúdos, como saber se você está atingindo o público certo?

E de que forma conseguir os dados necessários para a criação de oportunidades, como nome, gênero, profissão, cargo e e-mail? Se você tem essas dúvidas, com o inboundcomo estratégia de marketing digital elas deixarão de existir. Afinal, dentro dele, as mídias sociais serão um canal importante no processo de vendas, mas não o único!

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