Inbound Marketing na Educação: o que é e porque funciona

Inbound Marketing na Educação: o que é e porque funciona

Marketing digital na educação

 

Conhecido também como marketing de atração, o Inbound Marketing na educação tem apresentado bons resultados quando o assunto é a atração e retenção de estudantes. Ao mesmo tempo, ele ainda colabora para construção da reputação da instituição de ensino, fazendo com que ela seja vista como autoridade no seu campo de atuação.

Esse sucesso se deve ao fato de que o Inbound Marketing estabelece um novo modelo de comunicação com os públicos-alvo de uma empresa. Até o surgimento da internet, o consumidor não podia ter controle sobre as comunicações recebidas. Hoje, esse não é mais o caso. Com os motores de busca e as redes sociais, as pessoas passaram a ter total autonomia na busca dos melhores produtos e serviços para atender as suas necessidades. Continue lendo e entenda por que o uso do Inbound Marketing na educação é ótima opção!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia que atende a atual realidade do mercado por meio do uso de estratégias alinhadas ao novo comportamento e hábitos de compra dos consumidores. Ele surgiu como uma alternativa ao marketing tradicional, cujo intuito é basicamente oferecer produtos e serviços para um público mais geral.

Por isso, o Inbound Marketing é visto como uma estratégia inovadora, pois rompe com a maneira tradicional de usar o marketing a favor dos negócios de uma empresa. Isso porque a principal ideia é fazer com que os próprios consumidores procurem e encontrem a empresa que atenda as suas necessidades ou resolva os seus problemas.

Assim, o que o Inbound Marketing faz é criar uma nova forma de comunicação e de entender as verdadeiras necessidades do público-alvo para conseguir ajudá-lo a encontrar as respostas para os seus problemas e encantá-lo com as soluções oferecidas pela empresa. O foco está em atrair e conquistar as pessoas certas, que são aquelas que realmente se interessam pelo o que a empresa tem a oferecer.

Como o Inbound Marketing é colocado em prática?

O foco do Inbound Marketing está na produção e compartilhamento de conteúdo atraente em diferentes formatos, como: blog posts, infográficos, ebooks, whitepapers, vídeos,  e-mail marketing, conteúdos para redes sociais, entre outros. Tudo isso com objetivo de ganhar o interesse do público, transformá-lo em consumidores potenciais (leads) e, posteriormente, em clientes.

Não se trata de criar qualquer tipo de conteúdo, mas de produzir e divulgar conteúdos certeiros que levem as pessoas a interagirem com a empresa de forma espontânea. Antes de tudo, é preciso fazer uma boa pesquisa para definir o público específico da sua estratégia e o tipo de conteúdo pelo qual ele realmente se interessa.

Com conteúdos cada vez mais ricos e elaborados, o marketing de conteúdo, junto com as estratégias de SEO e redes sociais, educa o público sobre determinado assunto até chegar à apresentação dos produtos e serviços da empresa como soluções para os seus problemas.

Resumidamente, as principais etapas do Inbound Marketing são as seguintes:

1. Atração: atrair tráfego para os canais da empresa;

2. Conversão: transformar os visitantes em leads;

3. Venda: converter leads em vendas;

4. Fidelização: ganhar a confiança dos clientes;

5. Encantamento: encantar a ponto de levar os clientes a divulgarem as soluções da empresa.

Por que aplicar o Inbound Marketing na educação?

Você sabia que o Inbound Marketing na educação pode colaborar para a captação e retenção de alunos? Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é que ele pode ser usado por todos os tipos de negócio e empresas de diferentes portes. Diferentemente do marketing tradicional, ele não fica restrito ao universo das grandes empresas, pois não demanda investimentos tão altos. Por conta da sua eficácia, a aplicação do Inbound Marketing na educação tem sido cada vez mais presente nas estratégias das instituições de ensino.

Nas campanhas de Inbound Marketing na educação, os conteúdos são produzidos e compartilhados não apenas para vender cursos para os candidatos, mas também para ajudá-los a tomar uma decisão consciente. Ao esclarecer dúvidas e apresentar possíveis dificuldades enfrentadas pelos estudantes, a instituição tem a chance de mostrar como ela pode oferecer suporte nos momentos difíceis, colaborando para a sua própria reputação.

Além de atrair novos estudantes, uma das dificuldades das instituições é conseguir manter os seus alunos. Aqui, o Inbound Marketing na educação aparece como uma ótima alternativa, pois ele mantém a comunicação com o aluno e o seu encantamento mesmo após a matrícula, garantindo uma maior taxa de retenção.

A sua instituição já utiliza o Inbound Marketing na educação como estratégia de negócio? Compartilhe conosco!

Inbound Marketing na Educação

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