Como o marketing digital na educação gera novas matrículas?

Como o marketing digital na educação gera novas matrículas?

marketing digital na educação

Quer garantir mais inscrições? Saiba como otimizar recursos e ganhar autoridade por meio do marketing digital na educação

Não foi só o número de matrículas no Ensino Superior brasileiro que cresceu nos últimos anos. Puxado pelas gigantes do setor, o segmento também observou um aumento expressivo na concorrência, o que incentivou as instituições de pequeno e médio porte a procurar formas de se destacar no mercado, principalmente pelo uso do marketing digital na educação.

Embora seja uma estratégia bastante eficaz, a opção ainda é uma novidade para muitos, o que torna natural o surgimento de dúvidas sobre as melhores formas de aproveitá-la. Para resolver essa questão, mostraremos a seguir como você pode usar essas ferramentas para ganhar espaço no mercado!

Por que usar o marketing digital na educação?

Para se tornar conhecidas e ter credibilidade, as instituições de ensino superior precisam de autoridade com o seu público-alvo. Afinal, o que não faltam são faculdades e universidades por aí.

E, por mais que o preço seja um fator de peso, a verdade é que nem sempre ele será determinante na escolha dos alunos. Isso porque a graduação é mais que um título, mas sim uma porta de entrada para novas oportunidades.

Logo, a exposição e construção da marca precisa ocupar um papel central na estratégia de marketing.

Entretanto, nem todas as empresas têm recursos suficientes para financiar campanhas massivas. E é aí que o marketing digital na educação entra na jogada. Se compararmos as duas opções de mídias –as tradicionais e as on-line –, perceberemos uma otimização dos recursos, visto que as ações e campanhas na internet têm um alto retorno sobre o investimento (ROI).

Além disso, os meios digitais servem tanto para os objetivos de longo prazo, como a construção da reputação, quanto para as de curto prazo, que é o aumento das inscrições.

Mas, como fazer isso com o marketing digital? A resposta para isso está noinbound marketing.

Como o inbound marketing gera novas matrículas?

A grande novidade dessa metodologia é a forma como ela divulga o seu negócio. Em vez de trabalhar com anúncios convencionais, que interrompem o consumo de notícias e de entretenimento, a nova estratégia busca atrair a atenção dos clientes de uma forma natural.

Quando falamos em forma natural, queremos dizer que, em vez de usar comerciais de televisão durante o intervalo da novela, a estratégia aqui é ofertar conteúdos relevantes, como e-books, artigos, vídeos e testes on-line, para um público bastante específico.

Assim, os leads chegarão organicamente ao seu site ou à sua página de matrículas, seja por meio de pesquisas na internet ou pelo compartilhamento de conteúdos por outros usuários.

Perceba neste exemplo como a construção de autoridade ocorre sem forçar a barra, já que toda a comunicação é direcionada para um perfil de consumidor definido, o que amplia o seu potencial de conversão.

Como implantar uma estratégia de inbound para a educação?

Por se tratar de uma metodologia dentro do marketing digital, o inbound depende da atenção plena às etapas que compõem a estratégia, independentemente do setor em questão.

Em resumo, para trazer resultados, o trabalho precisa considerar os seguintes passos:

  • A segmentação de mercado;
  • O funil de vendas com base na jornada de compras do consumidor;
  • A construção de conteúdos relevantes;
  • A publicação e distribuição de conteúdos em canais pertinentes ao público-alvo;
  • E a nutrição, qualificação e conversão de leads.

Apesar de ser bastante técnico, o processo segue a mesma lógica das vendas em outros segmentos de mercado. A diferença, porém, é que a geração de valor e o fortalecimento da marca ocorrerão de uma maneira mais efetiva, já que todas as ações serão pensadas exclusivamente para quem você deseja atrair.

Como aliar o inbound a outras estratégias de marketing digital na educação?

Quando pensamos em marketing digital, é comum imaginarmos nos links patrocinados ou na parceria com influenciadores digitais para alavancar as vendas.

De fato, se bem conduzidas, todas essas abordagens podem trazer resultados no curto prazo e, por isso, não devem ser totalmente excluídas do seu planejamento. No entanto, tenha claro que elas sozinhas são incapazes de comunicar o valor e os benefícios oferecidos aos clientes, assim como o objetivo de construir uma reputação sólida no longo prazo.

Portanto, se você procura resultados por meio de estratégias de marketing digital na educação, é preciso colocar o inbound e a geração de conteúdo na sua lista de prioridades.

Inbound Marketing na Educação

Comentário

Esta postagem não tem nenhum comentário. Seja o primeiro!

esconder comentários
Compartilhe
...

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!