A minha empresa é pequena. Será que preciso de um CRM?

A minha empresa é pequena. Será que preciso de um CRM?

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Empresas pequenas costumam formar seu time de vendas quando o fundador já não dá conta de atender sozinho a tarefa de converter leads em clientes. Em tempos de Google e redes sociais, não é muito difícil gerar um tráfego de leads para o seu negócio, mas será que sua empresa está preparada para atender  todos sem perder o controle das suas informações pessoais, agendas e necessidades? Já pensou em usar um CRM? Gerenciar vendas requer grande capacidade de coletar informações, analiá-las e tomar decisões com base no conhecimento da dinâmica da sua equipe e das necessidades dos leads. Se você está  procurando o apoio de uma plataforma tecnológica para organizar processos e relacionamentos comerciais, é necessário considerar urgente a adoção de um CRM. Veja a seguir uma lista de fatores para ajudá-lo a identificar se de fato sua empresa precisa de um CRM:

  1. Você não consegue encontrar rapidamente os dados de clientes para tomar decisões na hora;
  2. Você não consegue saber de onde foram originados os leads que seus vendedores estão atendendo;
  3. Não há um histórico confiável do atendimento prestado ao lead;
  4. Você não consegue estabelecer facilmente um funil de vendas e nem consegue medir em que fase dele está havendo ineficiências;
  5. Você sente que as negociações estão passando despercebidas porque você está gerenciando tudo em planilhas e cadernos;
  6. Suas equipes de vendas estão frequentemente viajando;
  7. Você tem uma mistura de aplicativos que você chama de CRM, mas eles não estão realmente conectados a um único banco de dados ou “sistema de registros”;
  8. Sua empresa está crescendo mais rápido do que você está preparado;
  9. Você sabe que a experiência de atendimento ao cliente de sua empresa está deixando a desejar ou você está perdendo mais clientes do que gostaria por causa de problemas de serviços.

É importante considerar que mesmo com a adoção de uma plataforma CRM, as coisas não vão mudar “automaticamente” na sua gestão de vendas. É necessário desenvolver uma reflexão na cultura do seu negócio e promover um grande engajamento do seu time em torno dos benefícios que a ferramenta oferece. Reflita sobre o seguinte: qual abordagem de vendas sua empresa pratica: abastecer o cliente da sua necessidade específica ou estabelecer com ele um relacionamento duradouro, focado no seu perfil e necessidades e em uma perspectiva de tempo mais ampla? Se a resposta for a primeira opção, seus vendedores estarão naturalmente descompromissados de acompanhar o cliente. E caso seu negócio envolva um processo de compra complexo e mais demorado, nem o melhor CRM do mundo vai lhe ajudar. Mas, se ao contrário, você orienta seu time de vendas para estabelecer um vínculo de relevância e parceria com seus clientes, então corra para o Google, procure uma ferramenta que lhe atenda e comece a estourar as vendas do seu negócio.

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